História do TAE-KWON-DO
Aproveitando a proximidade das Olimpíadas, começo fazendo uma breve contextualização e trazendo aspectos pertinentes de algumas modalidades esportivas que estarão presentes, e como 1ª escolhida apresento o Tae-Kwon-Do (ou Taekwondo ou, ainda Taekwon-Do), sua formação, princípios, fundamentos e movimentos característicos, além de sua representatividade nos Jogos Olímpicos.
O FUNDADOR DO “TAE-KWON-DO”
O fundador do “Tae-kwon-Do”, Choi Hong Hi também conhecido como General Choi, nasceu em 1918 no dia 9 de novembro, na Coréia do Norte.
O pai de Choi decidiu o enviar para estudar caligrafia com um dos professores mais conhecidos da Coréia, o Sr. Han II Dong. Han, que além de ser um ótimo calígrafo era também, mestre de Tae Kyon, a antiga arte coreana de luta com os pés.
Porém um tempo antes de viajar, Choi se envolveu em uma discussão com um lutador profissional chamado Hu, que prometeu acabar com ele, em um confronto futuro, este fato deu um impulso à integração do jovem Choi nas artes marciais.
Em Kyoto, Choi encontrou Kim um coreano, que estava disposto a lhe ensinar o Karate, ele aprendeu também Karatê Shotokan sob Funakoshi Gichin.
Depois de mais ou menos dois anos de treino duro, Choi conseguiu o posto de faixa preta primeiro grau em 1939, a união dessas técnicas com Taek Kyon (técnicas de pé) foram os precursores do moderno Taekwon-Do.
Assim eles continuaram em com o treinamento físico e mental, na escola preparatória, high school, e, logo depois, na Universidade de Tóquio.
Ao longo deste período, de treinos e experimentos, suas novas técnicas de combate foram se intensificando até que, conquistou a sua faixa preta de segundo grau.
Choi foi obrigado a servir no exército japonês durante a 2ª Guerra Mundial, durante esse período ele continuou a praticar artes marciais.
Ele combinou os movimentos do Taekkyeon e Shotokan Karate para desenvolver uma arte marcial que ele chamou de “Taekwon-Do” que significa “pé, mão, o caminho” ou “o caminho da mão e do pé” e foi assim que surgiu em 11 de abril de 1955, a nossa arte marcial “Tae-kwon-do”.
Em julho de 1970, o General Choi envia para o Brasil o instrutor internacional Sang Min Cho, 6º Dan, que introduz o Tae-kwon-do no estado de São Paulo.
Choi morreu em 15 de junho de 2002 na Coréia do Norte.
OS CINCO PRINCÍPIOS DO TAE-KWON-DO SÃO:
Cortesia (Educação e respeito);
Integridade (Honestidade e justiça);
Perseverança (Nunca desistir de nenhum objetivo);
Domínio sobre si mesmo (Lutar contra os desejos do corpo);
Espírito Indomável (Nunca se entregar perante o inimigo)
FUNDAMENTOS DO TAE-KWON-DO
O objetivo principal do Tae-kwon-do é formar seres humanos respeitados em todos os sentidos, desenvolver a inteligência, fortalecer o espírito, garantir boa saúde física e mental e assim tornar-se um cidadão consciente de seus deveres para com a família, seus concidadãos e seu país.
A LUTA
A luta de Tae-kwon-do tem golpes tanto com as mãos quanto com os pés mas se destaca principalmente por seu chutes que a tornam uma luta muito característica, o treinamento para uma luta exige muito do atleta, alongamento, resistência, força, agilidade, reflexo fazem parte do treinamento básico, além disso o treinamento da técnica tem que ser muito esmerado para ter o resultado desejado. Um lutador bem preparado pode golpear um oponente a qualquer distância dele, consegue entrar e sair do raio de ação de seu oponente com maestria e chutar seu oponente mesmo que este se cole a seu corpo.
MOVIMENTOS/ GOLPES CARACTERÍSTICOS:
Poom Se: É o conjunto de movimentos de ataque e defesa contra um adversário imaginário, durante o aprendizado são aprendidos nove, oito denominados Te-Guk e o nono em homenagem ao país de origem chamado Korio.
Kibon Dong Jak: Parte do treinamento dedicado ao treinamento de bases, aos diversos golpes e defesas tanto de mãos quanto os de pés.
Sam-Bo-De-Rion (Sebun Kyorugui): Luta simulada por dois alunos com o treino de um soco realizado por um oponente na altura do rosto e a realização de defesas e contra ataques por parte do outro visando a incapacitação do atacante.
I-Bo De-Rion: Luta simulada mais aprimorada que engloba defesa e contra ataque de um ou dois ataques sendo esses socos, cotoveladas, chutes e outros.
Joa de-Rion (Anja Kyorugui): Luta simulada partindo da posição ajoelhado um em frente do outro, isto é feito para se simular uma situação que se tenha que começar a lutar sentado.
TAE-KWON-DO NOS JOGOS OLÍMPICOS:
O tae-kwon-do foi um dos últimos esportes integrados ao programa dos Jogos Olímpicos, estreando apenas em Sydney 2000. Em Seul 1988 e Barcelona 1992 o tae-kwon-do esteve presente como esporte de demonstração, o que não conta para o quadro de medalhas.
Para ser considerado olímpico é preciso que o esporte seja praticado por homens em pelo menos 50 países e em três continentes, e por mulheres em pelo menos 35 países e em três continentes. O tae-kwon-do é praticado nas seguintes categorias:
• Peso mosca: -58kg masculino • Peso leve: 59-68kg masculino • Peso médio: 69-80kg masculino • Peso pesado: +80kg masculino • Peso mosca: -49kg feminino • Peso leve: 50-57kg feminino • Peso médio: 58-67kg feminino • Peso pesado: +67kg feminino
QUADRO DE MEDALHAS
BRASIL NO TAE-KWON-DO OLÍMPICO Uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008 por Natália Falavigna na categoria peso pesado feminino.
REFERÊNCIAS:
http://artesmarciaisfight.com.br/o-fundador-do-taekwon-do/
http://cladeartesmarciais.com/modalidades/taekwondo/a-origem-do-taekwondo
http://tkdescola.com.br/fundamentos-do-tkd/
http://quadrodemedalhas.com/olimpiadas/taekwondo-jogos-olimpicos/
http://www.olympic.org/taekwondo-equipment-and-history?tab=history
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taekwondo_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos
http://www.tclb94.com/pages/la-technique/les-poomses.html